ERA UMA VEZ UM SONHO: lições sobre este filme inspirador e baseado na biografia

ERA UMA VEZ UM SONHO: lições sobre este filme inspirador e baseado na biografia
2 anos atrás

Era uma vez um sonho é um filme inspirador, pois ele vem trazendo a autobiografia de J.D. Vance contada no livro de mesmo título do filme.

Uma narrativa super interessante que mostra a realidade de crises familiares como: a luta contra a pobreza, doenças psicossomáticas, desestrutura, falta de referência e uma decisão a tomar.

Este conteúdo foi selecionado para pontuar vários detalhes desta superprodução e sem dar muitos spoillers. Boa Leitura!

Elenco de Era uma vez um sonho

Era uma vez um sonho

A história narra como ele conseguiu sair de Middletown, Ohio e chegar até a faculdade de direito em Yale que é uma das instituições de ensino mais importantes dos Estados Unidos da América.

Fazem parte do elenco do drama:

  • Gabriel Basso: J. D. Vance;
  • Freida Pinto: Usha;
  • Glenn Close, Mamaw que é a matriarca Bonnie Vance;
  • Amy Adams: atua como Bev, filha de Bonni e mãe de J.D.;
  • Haley Bennett é filha de Amy Adams e irmã de J.D..

O filme é dirigido por Howard que já ganhou dois Oscars, sendo um como melhor filme e melhor direção, em Uma Mente Brilhante e também chegou a concorrer nas duas categorias com o filme lançado em 2008, Frost/Nixon.

Os dois filmes, assim como Era uma vez um sonho se parece, porque ambos têm como base histórias reais.

Conheça um pouco da história de Era uma vez um sonho

O protagonista precisa aprender a conviver com demonstrações de amor de sua mãe mesmo em meio a episódios em que ela faz uso de drogas, tem distúrbios psiquiátricos e reações violentas.

Cansado de ter que conviver com tudo isso, J.D. pedi para ser criado pela avó, mas ela si posiciona e não o retira da mãe. Porém, ao desenrolar da história o garoto começa a se perder em escolhas ruins e a avó quase morre.

J.D. recebe a opção de ir morar com a avó que é uma mulher dona de uma personalidade enigmática, mas ao mesmo tempo forte e que detém a admiração do neto.

1ª Virada de Era uma vez um sonho

Mesmo em meio a todos os problemas que enfrentou, Bonnie incentiva o neto a buscar um caminho, ou seja, “ser alguém na vida”. Para isso, ele terá que resignificar amizades e escolhas.

E as batalhas continuam até conquistar a sua entrada na Universidade de Yale para cursar direito.

Com a obtenção dessa aprovação, o protagonista desse filme inspirador honra todos os esforços que a avó fez para ajudá-lo, mas nem tudo são flores!

Em determinado momento, prestes a conquistar um estágio que seria muito importante para a sua carreira, J.D. precisa largar tudo e voltar de forma urgente para Ohio.

Após receber uma ligação de sua irmã, Amy.

Longe de casa há algum tempo, o protagonista acreditava que os problemas psicológicos que a mãe enfrentava tinham amenizado.

Porém, se depara com dramas de seu passado e a difícil decisão de seguir ou cuidar da família. Logo, precisa ser capaz de dar novos significados ainda que de forma gradual para cada um deles.

VEJA TAMBÉM:

Entenda a importância da família na história de “Era uma vez um sonho”

Apesar do protagonista de Era uma vez um sonho precisar conviver com todas as feridas que estão abertas devido aos sofrimentos que precisou enfrentar, o valor que ele dá a sua família fica explícito em todo o filme.

É comum ele mencionar a sua mãe nos momentos em que sua inteligência é ressaltada, ele sofre quando se lembra de sua avó.

E, ainda, tem o maior respeito por sua irmã. Mesmo tendo deixado Ohio e a irmã tendo ficado responsável por cuidar da mãe sozinha, eles ainda têm com ela uma relação de cumplicidade.

Uma temática muito atual e que mostra o desafio de ter que tomar as rédias da própria vida, e escolher por si mesmo. Conflitos internos e de passagem para a fase adulta necessários e desafiadores.

E se você gosta de filmes com temática sobre família e aventura, conheça também este conteúdo sobre Avatar Caminho da água.

Quais lições o filme inspirador trazem?

Valorização da família

Em todas as etapas do filme, o protagonista se recorda de bons eventos com a família. Como sempre podia contar com a proteção e apoio.

E este, aprendeu apoiar e cuidar também. Sempre e em todo o tempo, mesmo quando não concordava.

A ausência do pai não definiu a família, mas sim o amor e o companheirismo de cada parente.

Gratidão e não autocomiseração

Sem contar que em um mundo onde valores como respeito e gratidão são diluídos em revoltas, e muitas pessoas se tornam reféns de autocomiseração, J.D. foi provocado pela avó a ser diferente.

E se tornou um homem grato e que valorizava a família e a inteligência da mãe, apesar de sua doença psiquiátrica e também dos vícios.

Desde a fase que foi morar com a avó, começou a trabalhar sem preguiça em armazéns, e na fase adulta se esforçou e não teve preguiça de pagar a faculdade com 03 rotinas de trabalho.

Importância de escolher o futuro por si mesmo

Hoje em dia, é muito comum ver famílias com a figura da mulher como matriarca, mas que criam meninos com tanta proteção que são incapazes de tomar decisões difícieis.

Isso porque, mesmo em uma obra que é classificada como dolorosa e densa, a autora Ron Howard vem mostrando que o relacionamento familiar é marcado por aflições e momentos felizes.

O que ilustra a realidade de vários lares, mas a ruptura de tomar decisões e escolhas por si mesmo e sem culpas.

Porque cada um é resultado de suas próprias escolhas e opções. Todos tem escolhas e mesmo optando em ir, é possível continuar amando a família como são.

Onde assistir Era uma vez um sonho?

Quem está querendo assistir a este filme, ou busca biografias para emocionar e documentários tem a chance de contar com a Blue TV Digital 7 dias gratuito!

Conheça os planos e escolha o seu:

Planos Blue Tv Digital
Planos Blue Tv Digital

Além de filmes, séries e documentários, ainda pode assistir o time do coração disputando diversos campeonatos e acompanhar tudo isso enquanto se desloca por meio de dispositivos móveis.